Menu
A água é um elemento essencial para a sobrevivência humana, exercendo importantes funções nos processos de anabolismo sendo, portanto, uma substância insubstituível a vida.
A água ingerida precisa estar apta para o consumo humano, visto que, quando em condições inadequadas pode ser um vetor de inúmeros microrganismos responsáveis por diversas patologias.
conhecer a densidade de bactérias, uma vez que, um aumento considerável da população bacteriana pode comprometer a detecção de organismos coliformes.
A maioria das bactérias analisadas não sao patogênica, a presença em excesso delas pode representar riscos à saúde, por indicarem indiretamente a presença de contaminantes. A existência de coliformes também pode ocasionar a deterioração da qualidade da água, provocando odores e sabores desagradáveis.
A Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, por exemplo, determina os padrões de qualidade para água potável, os quais são bastante rígidos, tendo em vista que será ingerida.
Os resultados da análise da água servem ainda para avaliar o dano sobre o ambiente aquático e subsidiar ações para gerenciar e atenuar os impactos ambientais. A partir de uma boa análise é ainda possível estimar exatamente quais ações e quão efetivas elas devem ser para se adequar ao estabelecido por lei.